Descasque 0 abacaxi!  E ganhe saúde!

 A fruta é rica em fibras, vitaminas A e C, além de minerais e uma enzima pra lá de eficiente: a bromelina.

Por ser rico em Vitaminas e Minerais, o abacaxi, quando consumido com regularidade, é capaz de afastar problemas de saúde e aumentar a imunidade do organismo.

O rei das frutas Não é só por sua aparência imponente que o abacaxi está entre as frutas tropicais que mais trazem benefícios ao organismo. Em sua composição, estão presentes minerais importantes como:

  •         Cálcio: está presente na composição dos ossos e dentes, participa da coagulação sanguínea, facilita o deslizamento e contração das fibras musculares, regula a divisão celular, facilita a transmissão de impulsos nervosos e controla os batimentos cardíacos.
  •      Magnésio: direciona o cálcio para ser absorvido pelos ossos, previne doenças cardiovasculares, pressão alta e arritmia, participa na absorção de proteínas e carboidratos, reforça o sistema imunológico e atua na formação de proteínas.
  •         Potássio: equilibra a quantidade de água presente nas células, controla a pressão arterial, aumenta a elasticidade das artérias e age nas contrações musculares.

No que diz respeito às Vitaminas, a fruta é uma boa fonte de Vitamina A, responsável por garantir a saúde dos olhos; Vitamina B1, que atua na conversão de açúcar em energia, na síntese de neurotransmissores e no reforço da imunidade; Vitamina C, que aumenta as defesas do corpo contra infecções, combate a ação dos radicais livre e auxilia no processo de cicatrização dos ferimentos; e Vitamina D, essencial para a absorção de cálcio e fósforo no organismo.

E a bromelina?  Devido a presença de bromelina em sua composição, uma mistura de enzimas que desdobram proteínas, o abacaxi facilita a digestão e estimula um melhor aproveitamento dos outros nutrientes.  Ela também dissolve o muco ou o catarro dos pulmões, facilitando a expectoração, e age, como antiinflamatório.

E onde se encontra a bromelina no abacaxi? Ela está em grande concentração na parte central da fruta, aquela mais dura, que normalmente é descartada antes do consumo. Para aproveitar seus benefícios, bata o miolo do abacaxi em sucos e vitaminas.

Fibras poderosas Elas estão presentes no abacaxi e, por essa razão, ele é uma ótima opção de funcionamento do intestino. É que as fibras, associada à ingestão diária de boa quantidade de líquidos, formam e dão peso ao bolo fecal, facilitando seu trânsito no intestino e permitindo, assim, que ele seja eliminado mais facilmente. Elas ainda participam acelerando a digestão. É por essa razão que, junto com a bromelina, as fibras ajudam a diminuir a sensação de peso no estômago após excessos alimentares.

Cada 100g da fruta contém:
Calorias 48kcal
Carboidrato 12,31g
Proteína 0,9g
Fibra Alimentar 1g
Lipídeos 0,1g
Magnésio 18mg
Fósforo 13mg
Potássio 131mg
Manganês 1,62mg
Ferro 0,3mg
Cobre 0,11mg
Zinco 0,1mg
Vitamina B1 0,17mg
Vitamina B2 0,02mg
Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas. v. 1, n. 1. 2009.