Papaína e Betacatoteno

Não conhece? São as substâncias que fazem o mamão combater problemas gastrointestinais e doenças de pele.

 Inúmeras são as vantagens que o consumo regular de mamão pode oferecer à saúde. As principais são a aceleração da cicatrização, regularização do funcionamento do intestino e combate à indigestão. Os méritos são da papaína e do betacaroteno.

O mamão ingerido em jejum  eficaz contra o diabete. Ajuda a tratar doenças respiratórias, calos, feridas, prisão de ventre, problemas digestivos, anemia, verminose e verruga.

Vitamina A Quando ingerido, o betacaroteno (substância que dá o tom alaranjado ao mamão e outros alimentos como a cenoura) se transforma em Vitamina A, fundamental para combater doenças de pele, queda de cabelo e na prevenção da cegueira.

Amiga da digestão Outra substância importante para a saúde, e encontrada no mamão, é a papaína, enzima que atua na digestão de proteínas, diminuindo a incidência de problemas gastrointestinais. Os benefícios desta substância podem ser conseguidos com a simples ingestão da fruta.

A papaína também é utilizada na indústria têxtil (para amaciar as fibras das roupas), em compostos farmacêuticos (para fazer gazes que agilizam a cicatrização) e até em produtos odontológicos (no tratamento de lesões ocasionadas por cáries).

Ventre livre Ótima fonte de fibras, o mamão facilita a formação do bolo fecal e seu trânsito no intestino, um santo remédio para prisão de ventre.

Cada 100g da fruta contém:
Calorias 45kcal
Carboidrato 11,6g
Proteína 0,8g
Fibra Alimentar 1,8g
Magnésio 17mg
Fósforo 11mg
Potássio 222mg
Cálcio 25mg
Vitamina C 78,5mg
Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas. v. 1, n. 1. 2009.