De canudo e colher

Refresque-se e sacie a fome! Tanto a água como a polpa do coco oferecem nutrientes benéficos. Confira!

 Deseja matar a fome e a sede com um alimento só? Escolha o coco, que, além de fornecer água fresca e alimento sólido, previne alguns problemas de saúde, como artrose, osteoporose e dores musculares.

 A fruta é rica em minerais, e o mais importante é o magnésio, pois sua quantidade ultrapassa a de alimentos de origem animal.

“O magnésio contido no coco reforça os ossos e as cartilagens”, afirma a nutricionista Daniela Jobst. Não é só o cálcio que previne a osteoporose. É o magnésio quem colabora para mandar o cálcio direto para os ossos, preservando sua saúde. E é esse mineral também que previne artrite e hipertensão e ajuda o organismo a absorver proteínas.

Refrescante e nutritiva Livre de gorduras, a água-de-coco é uma opção para quem quer se beneficiar com os nutrientes da fruta, sem a culpa de consumir muitas calorias. “A água-de-coco é um produto natural e praticamente livre de contaminações. Possui baixo teor calórico e considerável valor nutricional”, explica Daniela Jobst.

A água-de-coco além de rica em magnésio,  possui outros minerais, como o potássio e cálcio, importantes para a saúde dos músculos e ossos. Também contém sódio, e por isso pessoas com hipertensão não devem abusar dessa bebida. Para quem quer matar a sede e se nutrir, a água de 1 coco apenas já é o suficiente!

Cada 100g da fruta contém:
Calorias 402kcal
Carboidrato 9,8g
Proteína 3,8g
Fibra Alimentar 5g
Lipídeos 41,7g
Magnésio 41mg
Fósforo 107mg
Potássio 370mg
Ferro 1,7mg
Sódio 11mg
Vitamina C 1,6mg
Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

 Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v.1, n. 1, 2009.