Pequena e poderosa

Rainha da vitamina C, a acerola também é fonte de betacaroteno e minerais

 Alguém poderia imaginar que uma frutinha tão pequena, que muitas pessoas têm no quintal de casa, seria tão benéfica?

 Com pouquíssimas unidades de acerola, é possível prevenir uma série de problemas de saúde. Ela é uma das melhores fontes de vitamina C, ganhando fácil quando comparada a outras frutas: possui 80 vezes mais que a laranja!

Confira todos os benefícios da acerola, quanto você deve consumir e por que a vitamina C é fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo.

Não é só isso! ”A acerola é fonte de provitamina A, ferro e cálcio e tem baixo valor calórico”, afirma a nutricionista Elizebete Elvira De Paola, da Vital Nutri. A provitamina A é o famoso betacaroteno, substância antioxidante, capaz de prevenir o envelhecimento precoce e problemas cardiovasculares.

Os minerais da acerola também são essenciais para o organismo. O ferro, por exemplo, previne anemia, pois participa da síntese de células vermelhas no sangue e ajuda a distribuir oxigênio pelo corpo. Já o cálcio contribui para a saúde dos ossos, prevenindo osteoporose.

 Viva a Vitamina C! O ser humano não consegue sintetizar nem armazenar essa vitamina. Portanto, é preciso repor diariamente as doses, a partir do consumo de alimentos ricos nesse nutriente. É a vitamina C quem previne diversas infecções, pois fortalece o sistema imunológico. É antioxidante e combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, protegendo as artérias e o coração. Também deixa cabelos e dentes muito fortes.

“A deficiência da vitamina C pode ser observada quando as gengivas estão inchadas e inflamadas e as feridas não cicatrizam devido à diminuição na síntese do colágeno”, explica a nutricionista. A falta dela também pode causar cansaço e dores nas articulações.

“Estudos mostram que o seu consumo durante  35 dias ajuda no tratamento da anemia”, diz a especialista. É ela quem ajuda o organismo a absorver o ferro presente nos vegetais – e como a acerola tem ferro e vitamina C, ela é completa para o combate à anemia.

Quando e quanto consumir? Precisamos de vitamina C todos os dias. Alguns especialistas recomendam o consumo, no mínimo, 60mg do nutriente. A ingestão de 2 a 4 acerolas por dia é capaz de suprir as necessidades diárias de vitamina C de um adulto! Para crianças menores de 10 anos, 1 acerola por dia já é o suficiente.

Pode guardar! É possível colher acerola quase o ano inteiro e a árvore oferece frutas em grande quantidade. Se quiser armazená-las e consumi-las alguns dias depois, lave bem as acerolas em água corrente, segue, coloque em um saco plástico limpo e congele. Se preferir guardar em polpa, lave as frutas, bata-as no liquidificador, coe, separe em saquinhos plásticos e congele, A fruta congelada preserva grande parte dos nutrientes.

Cada 100g da fruta contém:
Calorias 33kcal
Carboidrato 8g
Proteína 0,9g
Fibra Alimentar 1,5g
Magnésio 13mg
Fósforo 9mg
Potássioo 165mg
Cálcio 13mg
Vitamina B3 1,38mg
Vitamina C 941,4mg
Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

Fonte: Editora Alto Astral. O poder das frutas, v. 1, n.1, 2009.